Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

OU

CIRCOLANDO / ANDRÉ BRAGA & CLÁUDIA FIGUEIREDO
COM PANAÍBRA CANDA
©Gonçalo Mota
Datas e Horários

30 maio a 1 junho
sexta e sábado, 20h; domingo, 17h30

Local

Sala Luis Miguel Cintra

Preço

€12 a €15 (com descontos)

Classificação

A classificar pela CCE

Descrição

Inhambane, cidade do sul de Moçambique voltada para o oceano Índico, é o lugar onde Vasco da Gama e sua tripulação terão chegado há mais de 500 anos, batizando-a de “Terra de Boa Gente”. Um epíteto que a cidade continua orgulhosamente a evocar, descrevendo com pormenor o dia de chuva em que um povo se aproximou de outro povo, e os cansados viajantes foram recebidos com grande hospitalidade.
Inhambane, que é também a terra de origem do pai de Panaíbra, foi e continua a ser “terra de boa gente”, sem que tamanha bondade tenha evitado torná-la colónia e outras coisas mais que os seres humanos decidiram ser uns com os outros.
“A memória enraíza-se no concreto, em espaços, gestos, imagens e objetos”, escreveu Pierre Nora. Aos criadores interessa-lhes pensar a História a partir daquela paisagem, e de um pensamento cruzado que sobrepõe passado, presente, futuro. Interessa-lhes prosseguir com a pesquisa sobre o que Paul Carter chamou de “política do chão”, ou seja, sobre “um novo pisar que não recalque e terraplane o terreno, mas que deixe o chão galgar o corpo, determinar os gestos, os movimentos, numa nova coreografia social”.
“Quando um corpo ‘encontra’ outro corpo – uma ideia, outra ideia -, pode acontecer que as duas relações se componham para formar um todo mais potente”. A ideia dos bons encontros e da potência transformadora das boas conversas está entre os primeiros princípios do projeto, sendo desejo dos criadores que OU constitua, acima de tudo, um elogio do pleno encontro.

Ficha Técnica

Direção Artística, Desenvolvimento do conceito e Dramaturgia André Braga, Cláudia Figueiredo e Panaíbra Gabriel Canda, em colaboração com Gonçalo Mota (dramaturgia e vídeo) e João Sarnadas com músico de Moçambique a definir (som) Interpretação André Braga e Panaíbra Gabriel Canda Direção de produção Ana Carvalhosa Produção executiva Cláudia Santos Apoio à produção e administração João Gravato Apoio à residência em Inhambane Centro Cultural Machavenga, Casa Provincial da Cultura de Inhambane, CulturArte; Outros apoios: Município do Porto e IEFP / Cace Cultural do Porto Coprodução Festival DDD / Teatro Municipal do Porto, Teatro das Figuras, Teatro Aveirense / CM Aveiro e São Luiz Teatro Municipal /// A Circolando – Central Elétrica é uma estrutura subsidiada por Ministério da Cultura / Direção Geral da Artes

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides